sexta-feira, 31 de outubro de 2008
ORIENTAÇÕES e RECOMENDAÇÕES
de Jesus,
dos Espíritos Superiores e
de Allan Kardec,
1 - “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito; este o maior e o primeiro mandamento. E aqui tendes o segundo, semelhante a esse: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos.”
Jesus - (Mateus: XXII - 34 a 40 / E.S.E.: XI - 1)
2 - “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” Jesus - (João: XIII - 34 e 35)
3 - “Chamando para perto de si o povo e os discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir nas minhas pegadas, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; - porquanto, aquele que se quiser salvar a si mesmo, perder-se-á; e aquele que se perder por amor de mim e do Evangelho se salvará. - Com efeito, de que serviria a um homem ganhar o mundo todo e perder-se a si mesmo?”
Jesus - (Marcos: VIII - 34 a 36 / E.S.E.: XXIV - 18)
4 - “Sabeis que os príncipes das nações as dominam, e que os grandes as tratam com império. Assim não deve ser entre vós; ao contrário, aquele que quiser tornar-se o maior seja o vosso servo; e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja vosso escravo; do mesmo modo que o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de muitos.”
Jesus - (Mateus: XX - 20 a 28 / E.S.E.: VII - 4)
5 - “... porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado.” Jesus - (Lucas: XIV - 11 / E.S.E.: VII - 5)
6 - “Graças te rendo, meu Pai, Senhor do céu e da Terra, por haveres ocultado estas coisas aos doutos e aos prudentes e por as teres revelado aos simples e aos pequenos.” Jesus - (Mateus: XI - 25 / E.S.E.: VII - 7)
7 - “Se algum escandalizar a um destes pequenos que crêem em mim, melhor fora que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós que um asno faz girar e que o lançassem no fundo do mar.” Jesus - (Mateus: VIII - 6 / E.S.E.: VIII - 11)
8 - “Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão.”
Jesus - (Mateus: VI - 14 e 15 / E.S.E.: X - 3)
9 - “Reconciliai-vos o mais depressa possível com o vosso adversário, enquanto estais com ele a caminho, para que ele não vos entregue ao juiz, o juiz não vos entregue ao ministro da justiça e não sejais metido em prisão.”
Jesus - (Mateus: V - 25 e 26 / E.S.E.: X - 5)
10 - “Como é que vedes um argueiro no olho do vosso irmão, quando não vedes uma trave no vosso olho? - Ou, como é que dizeis ao vosso irmão: Deixa-me tirar um argueiro do teu olho, vós que tendes no vosso uma trave? - Hipócritas, tirai primeiro a trave ao vosso olho e depois, então, vede como podereis tirar o argueiro do olho do vosso irmão.” Jesus - (Mateus: VII - 3 a 5 / E.S.E.: X - 9)
11 - “Não julgueis, a fim de não serdes julgados; - porquanto sereis julgados conforme houverdes julgado os outros; empregar-se-á convosco a mesma medida de que vos tenhais servido para com os outros.” Jesus - (Mateus: VII - 1 e 2 / E.S.E.: XI - 1)
12 - “Amareis o vosso próximo e odiareis os vossos inimigos.” Eu, porém, vos digo: “Amai os vossos inimigos; fazei o bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos perseguem e caluniam, a fim de serdes filhos do vosso Pai que está nos céus ...”
Jesus - (Mateus: V - 43 a 48 / E.S.E.: XII - 1)
13 - “Aprendestes que foi dito: olho por olho e dente por dente. - Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal que vos queiram fazer; que se alguém vos bater na face direita, lhe apresenteis também a outra; - e que se alguém quiser pleitear contra vós, para vos tomar a túnica, também lhes entregueis o manto; - e que se alguém vos obrigar a caminhar mil passos com ele, caminheis mais dois mil. - Dai àquele que vos pedir e não repilais aquele que vos queira tomar emprestado.”
Jesus - (Mateus: V - 38 a 42 / E.S.E.: XII - 7)
14 - “Tende cuidado em não praticar as boas obras diante dos homens, para serem vistas, pois, do contrário, não recebereis recompensa de vosso Pai que está nos céus. - Assim, quando derdes esmola, não trombeteeis, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. - Quando derdes esmola, não saiba a vossa mão esquerda o que faz a vossa mão direita; - a fim de que a esmola fique em segredo, e vosso Pai, que vê o que se passa em segredo, vos recompensará.”
Jesus - (Mateus: VI - 1 a 4 / E.S.E.: XIII - 1)
15 - “Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes.”
Jesus - (Mateus: XXV - 40 / E.S.E.: XV - 1)
16 - “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta da perdição e espaçoso o caminho que a ela conduz, e muitos são os que por ela entram. - Quão pequena é a porta da vida! quão apertado o caminho que a ela conduz! e quão poucos a encontram!”
Jesus - (Mateus: VII - 13 e 14 / E.S.E.: XVIII - 3)
17 - “Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; apenas entrará aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. - Muitos, nesse dia, me dirão: Senhor! Senhor! não profetizamos em teu nome? Não expulsamos em teu nome o demônio? Não fizemos muitos milagres em teu nome? - Eu então lhes direi em altas vozes: Afastai-vos de mim, vós que fazeis obras de iniqüidade.”
Jesus - (Mateus: VII - 21 a 23 / E.S.E.: XVIII - 6)
18 - “Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente que construiu sobre a rocha a sua casa. - Quando caiu a chuva, os rios transbordaram, sopraram os ventos sobre a casa; ela não ruiu, por estar edificada na rocha.” Jesus - (Mateus: VII - 24 e 25 / E.S.E.: XVIII - 7)
19 - “Muito se pedirá àquele a quem muito se houver dado e maiores contas serão tomadas àquele a quem mais coisas se haja confiado.”
Jesus - (Lucas: XII - 47 e 48 / E.S.E.: XVIII - 10)
20 - “Por que não pudemos nós outros expulsar esse demônio? - Respondeu-lhes Jesus: Por causa da vossa incredulidade. Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. Mas esta casta não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” Jesus - (Mateus: XVII - 19 a 21 / E.S.E.: XIX - 1)
21 - “Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. - Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? - Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos.”
Jesus - (Mateus: VII - 15 a 17 / E.S.E.: XXI - 2)
22 - “Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á.”
Jesus - (Mateus: VII - 7 / E.S.E.: XXV - 1)
23 - “Buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, que todas essas coisas vos serão dadas de acréscimo.” Jesus - (Mateus: VI - 25 / E.S.E.: XXV - 6)
24 - “Restituí a saúde aos doentes, ressuscitai os mortos, curai os leprosos, expulsai os demônios. Dai gratuitamente o que gratuitamente haveis recebido.”
Jesus - (Mateus: X - 8 / E.S.E.: XXVI - 1)
25 - “Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que, afetadamente, oram de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens. - Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. - Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa.”
Jesus - (Mateus: VI - 5 e 6 / E.S.E.: XXVII - 1)
26 - “Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei.” Jesus - (Mateus: XVIII - 20 / E.S.E.: XXVIII - 4)
27 - “Ditosos sereis, quando os homens vos carregarem de maldições, vos perseguirem e falsamente disserem contra vós toda espécie de mal, por minha causa. - Rejubilai-vos, então, porque grande recompensa vos está reservada nos céus, pois assim perseguiram eles os profetas enviados antes de vós.”
Jesus - (Mateus: V - 11 e 12 / E.S.E.: XXVIII - 50)
28 - “Nos últimos tempos, diz o Senhor, difundirei do meu Espírito sobre toda carne; vossos filhos e filhas profetizarão; vossos jovens terão visões e vossos velhos, sonhos. Nesses dias, difundirei do meu Espírito sobre os meus servidores e servidoras, e eles profetizarão.” (Atos: II - 17 e 18 / E.S.E.: XXVIII - 8)
29 - “Meus bem-amados, não creais em qualquer Espírito; experimentai se os Espíritos são de Deus, porquanto muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.”
João (1ª Epístola - IV - 1 / E.S.E.: XXI - 6)
30 - “Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; - ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse a fé possível, até o ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. - E, quando houver distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.” Paulo - (1ª Epístola aos Coríntios: XIII - 1 a 7 / E.S.E.: XV - 6)
31 - “Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado.”
O Espírito de Verdade - (Os Obreiros do Senhor - E.S.E.: XX - 5)
32 - “Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio às vossas rivalidades e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!”
O Espírito de Verdade - (Os Obreiros do Senhor - E.S.E. - XX - 5)
33 - “Lembra-te que os Bons Espíritos só dispensam assistência aos que servem a Deus com humildade e desinteresse e que repudiam a todo aquele que busca na senda do Céu um degrau para conquistar as coisas da Terra; que se afastam do orgulhoso e do ambicioso”. Os Espíritos Superiores - (O Livro dos Espíritos - Prolegômenos)
34 - “Ele [o Espiritismo] é, pois obra do Cristo, que [ele mesmo] preside, conforme igualmente o anunciou, à regeneração que se opera e prepara o reino de Deus na Terra.” Allan Kardec - (E.S.E.: I -7)
35 - “Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé.
Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai!
Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas, atenção! entre os chamados para o Espiritismo muitos se transviaram; reparai, pois, vosso caminho e segui a verdade.” Erasto - (Missão dos Espíritas - E.S.E.: XX - 4)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário