sexta-feira, 14 de novembro de 2008

A DIFÍCIL ARTE DE CRÊR




REFLEXÃO
Tem um Tema que está me fazendo refletir, atualmente: A difícil arte de crer do SER humano. Como nos é difícil fugir de nossos paradigmas !!! Ontem eu estava vendo um programa na televisão, onde dois padres respondiam perguntas aos telespectadores, sobre diversos temas, e uma das perguntas versou sobre, haver ou não, uma prova real da existência de DEUS. Então eu vi os Padres se embananarem na explicação; - A fé está ai meu filho, em você mesmo sem ter provas, acreditar, veja o exemplo do Amor do marido e da mulher, ninguém ver o sentimento, mas, temos fé que ele existe, a mulher tem fé que o marido a ama....... – Falou, mais ou menos assim, um deles.
Confesso que fiquei muito decepcionada com a resposta, já que o padre que assim respondeu, é uma pessoa a quem admiro, por o considerar um ser humano com a mente aberta e de grande inteligência...Mas, essa resposta, me frustrou completamente, tanto quanto como admiradora de um irmão, como nas minhas expectativas de Deus que vão muito além de um sentimento humano, como exemplificado pelo Reverendo.
Daí me vem uma curiosidade, acho que todos nós, ou a maioria, temos um ente querido que já desencarnou, o que pensamos a este respeito? Será que já paramos para pensar, em que estado, hoje, esta pessoa se encontra? Os céticos devem ter em mente, que do “pobre ente querido”, nada mais resta, já que é provado que a nossa matéria, será indubitavelmente, alimento para outros seres vivos. Bem, e os que não são céticos, os que acreditam em Deus, em Jesus, procuram seguir os ensinamentos do Evangelho, o que pensam este? A partir do princípio que se caracteriza Deus tal qual um sentimento e, a lembrança, a saudade são sentimentos, a partir deste ponto de vista, tal qual o cético, o que temos destes nossos queridos não é nada mais do que o sentimento de que a pessoa, a qual tínhamos uma convivência plena dos mais nobres sentimentos, apenas ocupava um lugar no espaço, e que este local está agora vazio; - Vamos em frente....ninguém é insubstituível....
Olhe, neste sentido, eu me considero uma pessoa muito fraca, pois não poderia conviver com uma realidade tão cruel; - Nascemos, vivemos, morremos e pronto ...
Se formos ainda, mais um pouco, atrás da conversa de alguns que se dizem crentes, ainda encontraremos outras verdades como; - Não , quando morremos ficamos todos guardado , em um suposto lugar, a espera do juízo final, onde um DEUS, vingador, virá, fechará um pouco a porta, deixando apenas uma pequena abertura, para poucos passarem, e os outros que esperaram tanto tempo...para onde vão? Para o Inferno ou algo parecido...Minha gente, mas porque então esperaram tanto tempo? Não poderiam ter dado logo este veredicto cruel....
Sim, mas divaguei um pouco, pois iniciei falando da prova da existência de Deus... Como provamos a nossa existência? A nossa origem? A origem do Mundo? Algum ser humano já conseguiu provar ? Então, minha gente, como queremos nós provar a existência de algo tão superior a nós, como podemos ficar comparando DEUS, à coisas tão humanas? Aí é onde fica a minha reflexão: Que imensa resistência tem o ser humano de enxergar além das aparências !!??...Neste sentido nos assemelhamos em muito aos animais admoestado , que não se mostram capazes de fugir ao roteiro que o seu admoestador lhe impôs, a nossa mente, na maioria das vezes é tão fechada que ficamos quase irracionais.....As evidências estão na nossa frente o tempo todo, mas, não nos acostumamos a ver com o nossos olhos, necessitamos na maioria das vezes da ajuda de outros olhos, e é assim que conseguimos não acreditar em nós, em termos que está sempre precisando da aquiescência da maioria para traçarmos nosso estilo de vida, nossos costumes nossos hábitos. É claro que fomos feito para vivermos em sociedade, mas a sociedade é tudo o que cada um de nós somos, não existe sociedade, sem a contribuição de cada um de nós, todos temos a mesma importância na constituição da mesma...Então, enquanto estivermos esperando pelas outras pessoas para obtermos respostas aos nossos anseios, nada vamos encontrar, temos que prestar atenção em nós, para onde nos guia a nossa intuição, a verdade só é ou será nossa, quando nós mesmo a encontrarmos...Então, veremos, sentiremos e vivificaremos Deus por toda a eternidade.

Nenhum comentário: